Shopping center é certificado como a construção mais sustentável do mundo
No subúrbio de Burwook, em Melbourne, a empresa Fraser Proterty Australia vai criar uma fazenda na cobertura de um shopping center. O projeto prevê uma estufa de 650 metros quadrados, 1.000 metros quadrados de plantação ao ar livre e um restaurante ou café de 250 a 350 metros quadrados.
O objetivo do design do shopping center Burwood Brickworks é promover abundância de vegetação, luz natural e ar fresco em todo o centro comercial para atender às necessidades das pessoas. E, claro, já ganhou o “desafio de construção de moradias mais sustentáveis do mundo” Living Building Challenge – LBC do Living Future Institute. Chama a atenção porque e o primeiro projeto de varejo entre os 15 que alcançaram antes o padrão LBC.
O principal desafio do shopping será garantir que 20% da área total esteja destinada ao plantio de alimentos.
Trata-se de uma área de 5100 metros quadrados e isso exigirá uma compensação para atingir o padrão em uma combinação de agricultura horizontal e vertical. Na prática é reinventar a maneira como pensamos as fontes de alimentos e o desenvolvimento sustentável.
A proposta é criar espaços para experiências memoráveis para a comunidade
De acordo com Peri Macdonald, gerente geral executivo de varejo da Frasers Property Australia, para alcançar o LBC, o shopping center Burwood Brickworks teve que planejar como produzir mais energia do que consome. Por isso, a energia do edifício será gerada através de uma mistura de energia solar fotovoltaica no telhado e energia renovável externa para ser armazenada por bateria.
O envidraçamento também deve contribuir para reduzir a demanda de energia e aumentar a eficiência do sistema de ar condicionado. O sistema hídrico deverá gerenciar a redução do uso da água para capturar, tratar e reutilizar. O uso de materiais sustentáveis — trocando pinturas químicas por tintas ecológicas, por exemplo — ajudará melhor qualidade do ar. Há também previsão para a compostagem de material orgânico produzido.
O centro comercial deverá ter supermercado, cadeia de bebidas e cinema.Os outros espaços para locação variam de 25 a 300 m². O investidor convida empresários inovadores para se alinharem ao conceito do projeto para a composição do mix de varejo. De acordo com o gerente, o shopping atende a uma demanda de consumidores conscientes que querem comprar, conviver e relaxar.
O site Frasers Property define o Burwood Brickworks como um projeto revolucionário que propõe uma experiência para o cliente. “Sabemos que quanto melhor for esse sentimento, mais as pessoas o procurarão”. E destaca os benefícios e as necessidades de haver shopping center sustentável para um breve futuro.
a) os compradores exigirão isso: ambientes e experiências que sejam dignos de seu tempo;
b) comportamento sustentável será inevitável e a receptividade é para aqueles que compreendem e abraçam os benefícios humanos de um único ponto de venda.
c) a sustentabilidade precisa impulsionar a mudança para ambientes financeiros e corporativos promovendo experiências humanas em ambientes saudáveis.
Deixe um comentário