logo

Sobre

O plástico foi uma grande invenção humana e trouxe ao mundo desenvolvimento social, econômico e científico. Há todo tipo de plástico ao nosso redor: no computador, nos automóveis, nas embalagens dos alimentos, nos materiais hospitalares e até mesmo nas roupas e acessórios que usamos no dia a dia.

O problema é que o plástico leva centenas de anos para desaparecer.

 

Diante da perspectiva do aumento do consumo do plástico, o mundo debate sobre o impacto ambiental do resíduo já que já há excesso no mundo e a previsão é que até 2021 o consumo de garrafas PET deve aumentar em 20%. O PET é um polímero termoplástico, um tipo de material de poliéster para fibras, peças moldadas por injeção, bem como garrafas e frascos moldados por sopro. O PET ainda é amplamente utilizado para a fabricação de engarrafados para suprir a necessidade da produção de garrafas maiores, de peso leve e inquebráveis, para armazenar bebidas carbonatadas, ou seja, gaseificadas. As características do PET (garrafa) estão relacionadas com a transparência, resistente ao desgaste e resistente à corrosão — por isso é amplamente utilizado para armazenar água mineral, suco, óleo comestível, produtos farmacêuticos, cosméticos, etc.

 

Apesar de tantos benefícios apresentados para a indústria, as garrafas produzidas com esse polímero podem permanecer na natureza por até 800 anos. Por isso, a reciclagem precisa acompanhar a produção para evitar que a PET continue sendo um dos vilões do meio ambiente.

 

É importante encontrar soluções para que o PET seja inserido na pauta do Desenvolvimento Sustentável. É preciso que a indústria assimile o PET conforme indica a Economia a Circular e crie novos produtos com foco neste conceito. É preciso falar sobre redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e economia de energia.

 

Na Economia Circular não existe resíduo. Tudo deve ser reinserido na cadeia produtiva.

 

Na Santa Luzia Redes e Decoração escolhemos fazer produtos apenas com fios reciclados cuja composição é algodão recriado com plástico. A base da nossa produção de tecidos são fios são feitos de algodão desfibrado das sobras da indústria de confecção, separados por cor para evitar tinturas, e mesclados com garrafas PET, também recicladas. Cada rede de balanço, cada manta de cama e sofá, cada acessório que produzimos é feito com esta matéria-prima inovadora.

 

Além do fio reciclado usamos como base para a criação e desenvolvimento têxtil o algodão colorido, que já nasce com a cor. Uma das inovações está na cultura deste algodão em ambiente semiárido da Paraíba, na região Nordeste do Brasil. A produção deste tipo de algodão — do plantio até a nossa tecelagem — gera redução de 87,5% de água, quando comparado à produção de um tecido comum, tingido pela indústria.

 

Uma decisão que nos leva à missão de contribuir para além da produção e venda de produtos de decoração: colaborar para a propagação de informações relevantes do setor têxtil e de produtos e utensílios inovadores graças à tecnologia. Queremos destacar a criatividade e a pesquisa que tem como foco trazer qualidade de vida para as pessoas. Comemorar a produção que trazem novidades que podem alegrar e trazer beleza às nossas vidas sem impactar o meio ambiente.

 

Desta forma, nasce o REDECORAÇÃO – um site para falar sobre a inovação têxtil e de produtos inovadores que trilham um caminho para sustentabilidade ambiental, seja para a decoração ou para a arquitetura que contribuem com o desenvolvimento econômico e social na criação de soluções para espaços de convívio, seja ele privado, nas casas, ou na paisagem urbana e nos espaços públicos, na cidade.

 

: www.flickr.com