logo

Shopping center é certificado como a construção mais sustentável do mundo

No subúrbio de Burwook, em Melbourne, a empresa Fraser Proterty Australia vai criar uma fazenda na cobertura de um shopping center. O projeto prevê uma estufa de 650 metros quadrados, 1.000 metros quadrados de plantação ao ar livre e um restaurante ou café de 250 a 350 metros quadrados.

O objetivo do design do shopping center Burwood Brickworks é promover abundância de vegetação, luz natural e ar fresco em todo o centro comercial para atender às necessidades das pessoas. E, claro, já ganhou o “desafio de construção de moradias mais sustentáveis do mundo” Living Building Challenge – LBC do Living Future Institute.  Chama a atenção porque e o primeiro projeto de varejo entre os 15 que alcançaram antes o padrão LBC.

O principal desafio do shopping será garantir que 20% da área total esteja destinada ao plantio de alimentos.

Trata-se de uma área de 5100 metros quadrados e isso exigirá uma compensação para atingir o padrão em uma combinação de agricultura horizontal e vertical. Na prática é reinventar a maneira como pensamos as fontes de alimentos e o desenvolvimento sustentável.

Shopping Burwood Brickworks tem 20% de área para plantação de alimentos

A proposta é criar espaços para experiências memoráveis para a comunidade

Shopping Burwood Brickworks tem reconhecimento do Living Future Institute de sustentabilidade

De acordo com Peri Macdonald, gerente geral executivo de varejo da Frasers Property Australia, para alcançar o LBC, o shopping center Burwood Brickworks teve que planejar como produzir mais energia do que consome.  Por isso, a energia do edifício será gerada através de uma mistura de energia solar fotovoltaica no telhado e energia renovável externa para ser armazenada por bateria.

O envidraçamento também deve contribuir para reduzir a demanda de energia e aumentar a eficiência do sistema de ar condicionado. O sistema hídrico deverá gerenciar a redução do uso da água para capturar, tratar e reutilizar. O uso de materiais sustentáveis — trocando pinturas químicas por tintas ecológicas, por exemplo — ajudará melhor qualidade do ar. Há também previsão para a compostagem de material orgânico produzido.

O centro comercial deverá ter supermercado, cadeia de bebidas e cinema.Os outros espaços para locação variam de 25 a 300 m². O investidor convida empresários inovadores para se alinharem ao conceito do projeto para a composição do mix de varejo. De acordo com o gerente, o shopping atende a uma demanda de consumidores conscientes que querem comprar, conviver e relaxar.

Living Future Institute reconhece o shopping como o mais sustentável

O site Frasers Property define o Burwood Brickworks como um projeto revolucionário que propõe uma experiência para o cliente. “Sabemos que quanto melhor for esse sentimento, mais as pessoas o procurarão”. E destaca os benefícios e as necessidades de haver shopping center sustentável para um breve futuro.
a) os compradores exigirão isso: ambientes e experiências que sejam dignos de seu tempo;
b) comportamento sustentável será inevitável e a receptividade é para aqueles que compreendem e abraçam os benefícios humanos de um único ponto de venda.
c) a sustentabilidade precisa impulsionar a mudança para ambientes financeiros e corporativos promovendo experiências humanas em ambientes saudáveis.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *