logo

Renove as paredes com materiais sustentáveis

Reformar e decorar a casa com foco em sustentabilidade produz ambiente positivo para a vida e também para o mundo. A indústria está atenta para esta demanda por materiais mais ecológicos e vem apresentando soluções inovadoras em produtos sustentáveis para quem quer trazer mais conforto e beleza para a moradia sem gerar impactos ambientais.

Em se tratando de rejuvenescer as paredes com pinturas, já existem tintas ecológicas e revestimentos com base em materiais reciclados. Este tipo de escolha está mais alinhada ao estilo de vida de quem prefere viver e conviver em espaço que teve o cuidado e atenção com a economia de recursos naturais e também com a economia de energia.

Para a pintura, a melhor escolha são as tintas ecológicas.

Elas têm boa aderência em vários tipos de superfícies e não contém ingredientes que agridem os moradores, os trabalhadores e o meio ambiente. É importante esclarecer que nas tintas e vernizes tradicionais, as substâncias chamadas de COV persistem no ar por bastante tempo (até cinco anos após a secagem) prejudicando o sistema nervoso, os rins, o fígado e podem agravar asma e alergias. Então, a escolha por uma tinta ecológica é importante para proteger não só a sua saúde, mas também a da sua família e dos amigos que frequentam o seu lar.

The Graphene Company criou tinta considerada a mais sustentável do mundo. Foto: Deezen

Além disso, quando evitamos consumir estes produtos, estamos estimulando a indústria a repensar processos produtivos não poluentes. A produção da indústria de tintas, dentro da categoria petroquímica, gera um grande impacto: ao produzir um litro de tinta são criados até 30 litros de lixo tóxico.

As tintas ecológicas já são facilmente encontradas no mercado, mas há uma novidade muito interessante lançada no Reino Unido. Uma tinta que já é considerada a mais sustentável do mundo. De acordo com o site Sustentarqui  trata-se de uma tinta feita com base de cal pura combinada com grafeno — um carbono puro não tóxico. A empresa The Graphene Company criou esta tinta para melhorar a regulação térmica dos edifícios com redução do uso do aquecedor ou do ar condicionado, o que gera conforto e economia significativa no consumo de energia.

Papel de parede feito com fibras biodegradáveis

Outra opção é usar o chamado papel de parede líquido. O produto pode ajudar a corrigir imperfeições em paredes e dá um toque aveludado à superfície. Além disso, é antiestético, não atrai poeira nem sujeira.

O fabricante incentiva o uso para ambientes que precisam de conforto término – frio e calor — e também para diminuir ruídos vindos do exterior. O produto ecológico feito com fibras biodegradáveis foi criado em 2010 pela Silcotex no Reino Unido como alternativa para eliminar substâncias químicas nocivas usadas em tintas sintéticas. No Brasil é vendido pela Ecopaper.

Revestimento feito com garrafas PET recicladas

Além da opção de pintar, o revestimento para áreas molhadas. Banheiros e cozinhas ganham um ar contemporâneo com pastilhas. O mercado já oferece este tipo de revestimento com material reciclado.

Cada metro quadrado das pastilhas feitas com plástico reciclado retira do meio ambiente 66 garrafas PET e três quilos de CO2 na atmosfera.

O revestimento Rivesti possui em sua composição 85% de PET reciclado, além de aditivos minerais reaproveitados. A fabricação é isenta de metais pesados e contaminantes.

Com estas dicas, esperamos contribuir para que as pessoas repensem as suas opções escolham novos caminhos para praticar a sustentabilidade no dia a dia. É possível tornar sua casa mais confortável e bonita, mais segura e mais alinhado ao estilo de de vida com foco no consumo consciente.

As dicas também ajudam a agregar valor ao seu imóvel já que o mercado já tem demanda para moradias mais sustentáveis.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *