logo

Já imaginou tomar água em embalagem comestível e reduzir impacto ambiental?

Em geral, produzimos 500 gramas de lixo por dia. Quando pensamos em alimentos, enquanto a matéria orgânica se decompõe na natureza, latas de refrigerante levam de 200 a 500 anos, isopor 400 anos e vidro 1 milhão de anos.

As garrafas de plástico de água são um dos itens mais comuns em se tratando de resíduos. Elas levam 700 anos para se decompor. E o consumo vem crescendo. Somente no Reino Unido, cerca de 16 milhões são descartados todos os dias.

Para diminuir o impacto ambiental com a geração de garrafas de uso único, a Skipping Rocks Lab, baseada em Londres, criou a embalagem Ooho. O protótipo do recipiente — uma esfera feita de plantas e algas marinhas, surgiu em 2014 e o projeto está bastante evoluído. As esferas têm três tamanhos, 20, 55 e 150 ml e são alternativa para embalagens descartáveis como garrafas de água e suco, copos descartáveis e sachês — diminuindo a quantidade dos resíduos que produzimos.

A embalagem Ooho é gelatinosa e comestível. Feita de algas é plantas é biodegradável como um pedaço de fruta. Leva no máximo seis semanas para se decompor. 

embalagem comestivel armazena agua sucos e molhos

Em 2018 a Ooho já foi testada até na grande loja de departamentos Selfridges, em Londres

O foco é convencer as pessoas a beberem uma bolha, como uma água viva. Segundo os estudantes de designer, criadores do produto, as pessoas estão receptivas. Elas estão sendo distribuídas em eventos como festivais e maratonas — lugares onde basicamente há muitas pessoas consumindo embalagens de uso único e em um período muito curto de tempo.

A embalagem pode ser feita no local, eliminando a necessidade de transportar água engarrafada por longas distâncias. Em eventos, cada esfera de água pode ser produzida em segundos.

O projeto está bem evoluído. A startup desenvolveu uma máquina para produzir Oohos de forma automática. Ela será capaz de produzir 100 Oohos em até 10 minutos e será operada localmente por varejistas para fazer o Oohos fresco todos os dias.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *