logo

Solução de arquitetura com reuso de 2000 potes de sorvete de plástico

Em uma solução econômica de arquitetura, uma pequena biblioteca na Indonésia foi coberta com 2000 potes de sorvete de plástico para proteger o interior do calor do sol.

A Microlibrary Bima está localizado em uma pequena praça no centro de um bairro comunitário de média e baixa renda em Bandung. O edifício é construído através de uma estrutura de aço simples feita de vigas e lajes de concreto. Devido ao clima tropical, era importante criar um clima interior agradável sem o uso de ar condicionado.

O dossel arquitetônico teve contribuição da comunidade

Havia um problema de custo, por isso, foi necessário pensada uma solução eficiente com materiais que pudessem estar disponíveis na vizinhança. Os baldes de sorvete de plástico foram a solução. Os fundos foram cortados para proporcionar uma ventilação cruzada. Elas não apenas sombream o interior, mas também espalham a luz solar agindo como lâmpadas naturais.

Com alta taxa de analfabetismo na Indonésia e falta de equipamentos para promoção da leitura o objetivo do projeto é fazer várias microbibliotecas nos bairros para reacender o interesse por livros.  Locais projetados para a leitura e com outras atividades comunitárias.

O projeto do SHAU — escritório de arquitetura responsável pelo projeto — é fazer do design um atrativo para aproximar e conquistar novos leitores. Além disso, outra decisão relevante é fazer as mesmas no centro dos bairros, não no centro das cidades.

 

 

O SHAU quer fornecer soluções de design excepcionais enquanto incorpora conceitos sociais e ambientais no processo de design. E o projeto é um sucesso. A Microlibrary é uma fonte de orgulho para todas as pessoas do bairro.

Sobre a gestão, o objetivo é permitir que a população local organize o conteúdo e a manutenção de forma independente. O local já se tornou espaço para visita semanal de uma escola primária local como parte das atividades curriculares.

O problema do plástico como resíduo

O lixo plástico é considerado o maior desafio ambiental do século XXI pela Organização das Nações Unidas – ONU. Mais de 40% de todo o plástico produzido durante 150 anos foi usado uma única vez antes do descarte. E de todo o plástico produzido, apenas 9% foi reciclado. E o consumo de embalagens plásticas crescem a cada dia.

Quando vemos iniciativas como esta da fachada das pequenas bibliotecas na Indonésia, ficamos felizes em compartilhar. Acreditamos na Economia Circular onde nada é resíduo. Saiba mais em “Quem Somos”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *