logo

Concurso internacional desafia designers a promoverem cidades mais humanas e sustentáveis

A Seoul Design Foundation lançou em julho o Human City Design Award um concurso que tem como propósito afirmar que o design pode resolver problemas sociais complexos nas cidades e contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

A cidade de Seul foi denominada Cidade Criativa – Design pela Unesco em 2010. Em 2018 a cidade declarou o documento “Human City Design Seoul”.

A declaração pública afirma o compromisso de projetar um ambiente urbano sustentável no qual as pessoas possam desfrutar vidas criativas e plenas independentemente do gênero, idade, status financeiro ou capacidade física. A cidade quer construir um ecossistema urbano onde as pessoas e o meio ambiente prosperem juntos sob uma plataforma de coexistência  que busca sustentabilidade e bem-estar para a sociedade.

O prêmio e benefícios serão entregues a projetos que contribuem no campo do design para garantir que “pessoas e pessoas, pessoas e sociedade, pessoas e meio ambiente” possam criar relacionamentos ainda mais harmoniosos e sustentáveis.

Para o primeiro colocado haverá um prêmio em dinheiro de aproximadamente 85 mil dólares, exposição internacional no Dongdaemun Design Plaza e ser palestrante da Conferência Internacional na Seoul Design Week . Os benefícios para mais dez selecionados serão passagens aéreas e hospedagens para participação do evento.

As inscrições estão abertas até 06 de agosto de 2019.

O tema “Design for Sustainable City” deve contemplar projetos que abordam questões ambientais urbanas apresentando uma nova visão através do design criativo.  O concurso é destinado a designers ou grupos que contribuíram para a construção de uma relação mais harmoniosa e sustentável entre pessoas e pessoas, pessoas e sociedade, pessoas e natureza.

Para concorrer é preciso que o profissional ou a organização tenham no mínimo cinco anos de experiência no campo relacionado ao design. É importante também ter alguma carta de recomendação — seja de governos municipais locais, universidades relacionadas ou de associações relacionadas ao projeto.

O prêmio é inspirado no projeto europeu Human Cities Challenging the City Scale. Desde 2014, a rede Human Cities vem trabalhando na Challenging the City Scale para questionar a escala urbana e investigar a cocriação nas cidades, liderado pela Cité du design Saint-Etienne com parceiros europeus de 2014 a 2018. O prêmio é a continuidade da cooperação sobre este tema iniciada em 2018 por Seoul, Saint-Etienne e Nagoya, Unesco Cities of Design, para a criação de uma rede de Human City Design na Ásia.

Confira o livro que reúne as experiências realizadas em 11 cidades europeias — Cidades Humanas / 2014-2018 “Desafiando a Escala da Cidade, jornadas no Design Centrado nas Pessoas” no link abaixo.

https://www.degruyter.com/viewbooktoc/product/510323



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.