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Imaginou um jeans feito de resíduos têxteis? Ele já existe.

Apenas nos EUA, a cada ano cerca de 13 milhões de toneladas de resíduos têxteis são depositados em aterros sanitários. No entanto, até agora não existia uma solução viável que transformasse o algodão reciclado em novos fios sem perder a qualidade e/ou força sem uso de outros componentes.

A americana Evrnu foi criada em 2014 quando desenvolveu uma tecnologia para diminuir o problema do impacto ambiental das indústrias têxteis e de vestuário. Com a Evrnu, a roupa de algodão descartada pode ser transformada em uma nova fibra semelhante ao algodão, criando novas possibilidades.

A parceria da Levi Strauss & Co. com a startup de tecnologia têxtil Evrnu™, SPC e criaram o primeiro jeans Levi’s® 511® – usando cinco camisetas de algodão descartadas para fazer novas fibras.

Quem viabilizou o protótipo foi a pela líder mundial em jeanswear, a Levi Strauss & Co. (LS & Co.). Juntas desenvolveram o primeiro jeans feito a partir de resíduos de algodão reciclados. Agora, mesmo este “novo” jeans pode ser convertido em fibra renovável graças à tecnologia Evrnu que transforma de forma segura os resíduos de vestuário de algodão pós-consumo, quebrando-os ao nível molecular e convertendo-os em uma fibra têxtil premium de alta qualidade.

Na Economia circular é assim. Nada é lixo. Tudo pode ser reintroduzido no consumo.

 O impacto na economia de água será grande

A Levi Strauss & Co. é uma das maiores empresas de vestuário de marca do mundo e líder global em jeanswear com produtos vendidos em mais de 110 países.

Se produzir desta forma, deve reduzir em 98% a água que seria necessária para cultivar algodão virgem, dando várias vidas a cada peça de roupa.

A inovações em fibra faz parte do esforço de reduzir significativamente a pegada hídrica um dos maiores problemas da moda, o uso intensivo de água. As empresas estão alinhadas com a visão de criar uma economia circular que amplie a vida útil do algodão e elimine o desperdício, dando nova vida às roupas usadas. Este primeiro protótipo representa um grande avanço em inovação de vestuário por reduzir significativamente o impacto geral da produção do jeans sobre o planeta.

A Levi Strauss & Co. é uma das maiores empresas de vestuário de marca do mundo e líder global em jeanswear. Seus produtos são vendidos em mais de 110 países em todo o mundo por meio de uma combinação de varejistas, lojas de departamentos, sites on-line e uma presença global de aproximadamente 2.800 lojas de varejo. 



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