Cidade transforma lixo plástico em parque verde flutuante
Mais de 1.000 metros quadrados de plástico que causariam poluição no mar estão sendo transformados em parque flutuante em Roterdã, na Holanda.
Em julho de 2018, a Fundacão Recycled Island apresentou seu protótipo para o público e mostrou o projeto que tem como objetivo recolher os resíduos plásticos do rio Meuse e impedir que eles cheguem ao mar. Após serem reciclados, os plásticos darão um novo valor ao rio, transformando o lixo a um espaço verde para a cidade.
O lixo plástico é um problema estrutural em todo o mundo.
Ao entrarem nos rios invadem mares e oceanos. O importante rio Meuse acaba sendo o principal caminho para os plásticos chegarem ao mar causando danos à vida marinha.
O projeto de iniciativa da Fundação Recycled Island com apoio de um escritório de arquitetura e também do município de Roterdã que tem em suas políticas públicas a tarefa de aumentar as áreas verdes da cidade. Há também a colaboração de uma empresa especializada em retirar o lixo flutuante do rio e o que se acumula na região do porto de Roterdã. A Universidade de Wageningen também colabora realizando pesquisas sobre a melhor técnica de reciclagem.
As ilhas são construídas a partir de blocos conectados. Juntos eles vão moldar os jardins flutuantes.
Os blocos de construção são de plástico reciclado
No topo dos blocos são inseridas uma variedade de plantas para criar um ambiente verde.
Os blocos são projetados de tal forma, que além de proporcionar a natureza no topo tem acabamento adequado na parte inferior onde as plantas aquáticas têm como se firmarem e se desenvolverem. Isso proporciona um ambiente atraente e seguro para peixes depositarem seus ovos o que ajudará todo o ecossistema do rio.
Por enquanto o parque flutuante com plásticos reciclados foi apresentado em julho. O protótipo tem 140 m2. Foram cinco anos de colaboração para a coleta, reciclagem e também para angariar fundos para a execução.
O parque flutuante deverá contribui para tornar a cidade mais verde e para melhorar o ecossistema no porto de Roterdã.
Recycled Island Foundation floating park from InteriorPH on Vimeo.
Deixe um comentário