logo

Fórum em Davos discute como enfrentar o aquecimento global

O Fórum Econômico Mundial em Davos-Klosters comemora em 2020 seus 50 anos. O evento realizado em janeiro reune os principais líderes mundiais para uma agenda colaborativa global.

O Forum em Davos agrega políticos, empresários e representantes de organizações sociais e culturais para conversas sobre tecnologia e governança comercial e acompanhar o progresso em direção ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Portanto, o aquecimento global continua sendo o centro dos debates que reúne mais de 3000 pessoas para elaborar um novo Manifesto com o objetivo de construir um mundo mais sustentável e inclusivo.

“As pessoas estão revoltando-se contra as elites econômicas, sentem-se traídas, e nossos esforços para manter o aquecimento global limitado a 1,5°C estão ficando perigosamente curtos”, declarou o professor Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.”

Image: REUTERS/Arnd Wiegmann

Como o aquecimento afeta a Economia

Desde o início dos registros sobre o aquecimento global, o ano de 2019 ficou marcado como a década mais quente. A temperatura já aumentou 1ºC e resultou em incêndios na Austrália, enorme enchente em Veneza, ciclone em Moçambique e derretimento recorde de gelo no Ártico e na Groenlândia. Por causa disso, estamos perdendo espécies e o nosso futuro está ameaçado.

Com o aumento da temperatura há risco de escassez de alimentos, com secas levando milhões à pobreza. Entre as orientações do Fórum, está evidente que as nações desenvolvidas terão que ajudar os países pobres a enfrentar aos efeitos do aquecimento global.

Diante das emergências, a palavra de ordem é garantir que a temperatura não aumente mais do que 1,5 ºC é ser ‘sustentável’. A palavra sustentável deve orientar todas as áreas da atividade humana – energia, comida, roupas, viagens, cidades.

“Como salvar o planeta” – um dos temas do Fórum — levanta várias questões. Uma delas: se tudo fosse 100% sustentável, ainda haveria trabalho a ser feito para reparar os danos que causamos. Por onde começar?

Não emitir gases poluentes: uma questão de sobrevivência

A ideia é identificar os problemas para resolvê-los. Já sabemos que a causa do aquecimento tem a ver com o efeito estufa causado pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento. A emissão des gases poluentes causam o efeito estufa e o aquecimento global. E a agropecuária e o descarte do lixo são agravantes.

Os gases oriundos da atividade industrial como produção de energia, transportes e alimentos jogam na atmosfera metano, óxido nitroso e gás carbônico (CO₂). Como resolver se precisamos produzir? Chegou a hora de repensar o mundo que criamos e mudar alguns rumos para salvá-lo. E salvar o mundo é salvar a nós mesmos.

Saiba quais os seis desafios globais  a serem enfrentados

O Fórum aborda seis desafios globais principais: (1) advogar pelo meio ambiente e  responder às ameaças das mudanças climáticas, (2) buscar uma economia mais inclusiva, (3) alcançar consenso global sobre a implantação da tecnologia da Quarta Revolução Industrial, (4) como capacitar e capacitar um bilhão de pessoas na próxima década, (5) construir pontes para lidar com conflitos globais, (6) ajudar as empresas a desenvolver os modelos necessários para impulsionar a atividade comercial na Quarta Revolução Industrial.

Sobre o Manifesto, destacamos:

B – Uma empresa é mais do que uma unidade econômica geradora de riqueza. Realiza as aspirações humanas e sociais como parte do sistema social mais amplo. O desempenho deve ser medido não apenas no retorno aos acionistas, mas também em como ele atinge seus objetivos ambientais, sociais e de boa governança. A remuneração dos executivos deve refletir a responsabilidade das partes interessadas.

Fontes:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/01/21/Como-a-crise-do-clima-entrou-na-pauta-da-elite-econ%C3%B4mica-global

https://www.weforum.org/events/world-economic-forum-annual-meeting-2020/about



Uma resposta para “Fórum em Davos discute como enfrentar o aquecimento global”

  1. yify disse:

    Pretty! This was a really wonderful article. Thanks for providing this information. Marketa Haley Nashner

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *