logo

Couro biológico com resíduos: borra de café e casca de frutos do mar

Todos os anos, até oito milhões de toneladas de resíduos de cascas de frutos do mar e 18 milhões de toneladas de resíduos de café são gerados pela indústria global de alimentos e bebidas. Isso gera um incrível impacto contra o meio ambiente.

O designer vietnamita Uyen Tran desenvolveu o Tômtex, uma alternativa de couro feita a partir de resíduos de cascas de camarão misturada à borra de café que pode replicar couros de animais – que em uso industrial gera impacto pelo uso do cromo que é altamente poluente.

“Eu cresci na cidade de Da Nang, onde os tecidos de couro eram predominantemente fabricados e o couro é usado em muitas aplicações em diferentes indústrias, mas as pessoas em todo o mundo estão sofrendo com a poluição que essa indústria causa”, disse para a reportagem da Dezeen.

O Tômtex é um material biodegradável é durável e macio o suficiente para ser costurado à mão ou à máquina.

O processo para criar misturar os resíduos, filtrar e despejar no molde que tem textura inédita, criada pelo próprio designer, ou que imitam a couro de cobra ou de crocodilo, por exemplo. Depois de dois dias já pode ser usado para produzir peças. Para se tornar resistente à água é preciso impermeabilizar com aplicação de cera de abelha na superfície.

O material também pode ser personalizado para parecer borracha ou plástico, ajustando a fórmula na produção. Ou seja, há outras aplicações possíveis que vão além da moda. Pode ser usado em outros setores como o de embalagens, para o design de interiores ou qualquer outro uso industrial.

Quando o produto chega ao fim do ciclo, pode ser reciclado com o mesmo alto desempenho e qualidade do original ou servir como fertilizante. Se for descartado, é biodegradável.

“O mundo está ficando sem matéria-prima, então eu quero reaproveitar os resíduos para este novo biomaterial e que seja acessível para a vida cotidiana para ajudar as pessoas a entender melhor o problema e contribuir para fazer uma mudança”, conclui o designer.



3 respostas para “Couro biológico com resíduos: borra de café e casca de frutos do mar”

  1. yabanci disse:

    Remarkable! Its actually amazing article, I have got much clear idea regarding from this post.| Pris Brodie Derina

  2. tek part disse:

    Amazing things here. I am very satisfied to peer your article. Meggi Duky Stutzman

  3. bahis disse:

    I am genuinely grateful to the owner of this site who has shared this wonderful article at at this time. Leonore Boote Idell

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *