Tendências de sustentabilidade
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS – ONU propõe proteger o planeta e acabar com a pobreza até 2030. A mudança climática está em ritmo acelerado e os ODS tem pautado as empresas que estão adotando novos sistemas de produção para um mundo com menos carbono.
Em 2021, os EUA voltou ao Compromisso de Clima de Paris — o que deve ajudar na direção de soluções. O UN Climate Change Conference of the Parties (COP26) em Glasgow reuniu governos incentivados a tomarem cada vez mais medidas para reduzir as emissões causadoras das mudanças climáticas.
Observe as principais tendências de sustentabilidade em 2021
Economia circular
Reduzir, reciclar e reutilizar são conceitos centrais para diminuir a poluição com as emissões de carbono. Tudo começa com a atitude de diminuir o consumo, ou seja, existe a mudança de estilo de vida.
Embalagens sustentáveis
Empresas com produtos que exigem embalagem já debatem sobre o destino dos resíduos. O plástico, vilão na poluição de rios e mares é tema principal. Governos já estão banindo por lei o uso de plásticos de uso único como canudos, copos descartáveis, cotonetes e sacolas de compras.
Moda consciente
A moda é excessiva na produção de resíduos, tingimentos e uso de poliéster (microplásticos) por isso, a segunda indústria que mais causa impacto ambiental.
Outro destaque é para a transparencia, uma exigência de mercado. As marcas precisam dizer como as roupas são feitas, quem as faz e onde faz.
Uma das principais tendências é a promoção de um design que atenda todos os biotipos: pessoas gordas, magras, roupas de gênero neutro, roupas feitas para pessoas com alguma deficiência. Além de diminuir a quantidade da produção.
Algumas marcas já estão produzindo apenas sob demanda, para evitar desperdício. Além disso, a moda circular está na pauta para aproveitamento de materiais que seriam descartados para criar peças novas.
Produtos éticos
Produtos ecológicos e sustentáveis custam caro, mas pesquisas indicam que os consumidores estão dispostos a gastar mais para não prejudicar o ambiente. Do setor de alimentos ao de cosméticos, há uma preocupação da industria para o desenvolvimento de uma cultura sem uso de pesticidas e erradicação de testes em animais. Uma importante pauta é sobre a agricultura, e a expectativa de duplicação da demanda por alimentos até 2050.
Responsabilidade ambiental
Cada vez mais empresas colocam a sustentabilidade no centro de seus relatórios porque precisam demonstrar que têm ações de responsabilidade ambiental. Transparência é chave para alcançar autoridade no mercado. Por isso, também devem mostrar como gerenciam riscos.
Por isso, é notável o envolvimento da comunidade e a promoção do bem-estar social e da caridade ambiental, colaborando com a regeneração de áreas danificadas ou destruídas.
Tecnologia
Para monitorar os impactos das mudanças climáticas, é preciso tecnologia e dados. É a tecnologia que tras desenvolvimento para investimentos mais inteligentes em energias renováveis.
Ar limpo
A busca pelo bem-estar é prioridade trazida pela pandemia. O ar puro será uma tema importante em 2021. A poluição causa muitas mortes e é preciso mudar isso.
Carros elétricos
Eles também estão caindo de preço, tornando-os mais acessíveis e cada vez mais viáveis. Na Europa já é comum as ruas terem pontos de abastecimento de energía de maneira fácil, rápida e econômica.
Proteína alternativa
A tendencia é haver uma transição das proteínas tradicionais à base de carne para uma gama mais ampla de alternativas. Cresce a demanda por produtos plant based no mercado. Há também uma tendência de consumo de insetos, de produção mais sustentável.
Bioeconomia
A industria já discute como fazer mudanças de insumos não renováveis para renováveis.
Conexão com a natureza
A tendência emergente em 2020 que continuará a crescer em 2021, à medida que as pessoas buscam serenidade e respostas para um futuro melhor. Sobretudo depois da pandemia este tema se tornou emergente no dia a dia.
Fonte: Verdade Sustentável
Deixe um comentário