Decorar com velas sem causar doenças ou poluir o ambiente
Utilizada durante a Idade Média para iluminar igrejas, mosteiros e salões, há tempos as velas deixaram a função de ser iluminação por necessidade também nas casas para se tornarem item decorativo.
Por muito tempo, a vela foi considerada um artigo de luxo na Europa, especialmente em Paris. Em 1292, a cidade contava com mais 71 fabricantes de velas. Hoje há velas simples e luxuosas, para todos os gostos e bolsos.
As velas ajudam a relaxar e, geralmente, quando perfumadas trazem boas memórias. No entanto, ao escolher decorar a casa com velas, é importante não adquirir “velas sujas”, ou seja, velas que causam danos para a saúde e para o meio ambiente.
Saiba que fragrâncias químicas podem induzir dores de cabeça e a parafina libera substâncias cancerígenas quando queimadas. Além disso, mechas com um núcleo de metal também são perigosas. O melhor mesmo é escolher velas com ceras naturais e aromas extraídos de óleos essenciais e adquirir velas com pavios de algodão. Nos EUA, por exemplo, os pavios de chumbo estão proibidos desde 2003.
As velas de parafina (subproduto das refinarías de gás e petróleo) emitem tolueno e benzeno. Quando queimadas, dispersam elementos carcinógenos relacionados ao desenvolvimento de variados tipos de câncer, defeitos congênitos e asma. Além disso, o pavio é normalmente repleto de chumbo, responsável por danos severos ao cérebro e outras funções orgânicas.
Felizmente, para os amantes de velas existem alternativas que funcionam. Há velas feitas a partir de ceras vegetais derivadas de palma, coco, girassol, soja e até arroz, além de veras feitas com cera de abelha. Ter pavio de algodão é fundamental.
As velas feitas de cera de abelha são rejeitadas por veganos, mas elas além de purificar o lar, emitem íons negativos que auxiliam na remoção de poluição. Além disso, velas de cera de abelha têm ótimo custo benefício porque tendem a queimar por mais tempo do que outras.
Os íons negativos podem ajudar a limpar o ar enquanto queimam — limpando o pólen, esporos de mofo, bactérias e vírus.
Também é importante estar ciente de que, se as velas são feitas para dispersar aromas, as melhores fragrâncias são as naturais. Os óleos essenciais – derivados de plantas e flores – são as melhores matérias-primas porque as fragrâncias sintéticas também são feitas a partir de produtos químicos à base de petróleo.
A Santa Luzia Redes e Decoração, autora deste blog e sempre alinhada aos conceitos de sustentabilidade, indica que você decore e perfume sua casa apenas com velas feitas com ingredientes naturais e aromas produzidos com óleos essenciais que não causam nenhum mal ao ambiente ou à sua saúde.
I blog often and I seriously thank you for your content. Your article has truly peaked my interest. I will take a note of your blog and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your Feed too. Nike Aron Belicia